CRAS - Prefeitura Municipal de Morro da Garça

Title
Ir para o conteúdo
Centro de Referência de Assistência Social - CRAS
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO CRAS
- Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) através de visitas domiciliares, busca ativa, escuta, encaminhamentos, rodas de conversa;
- Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), através de grupos de convivência do CRAS (oficinas), horta comunitária, escuta individualizada, trabalhos em grupos, dentre outros.
- Serviço de Proteção Social Básica e acesso aos direitos para as pessoas com deficiência e idosos através de visitas domiciliares, encaminhamentos para atendimento na Rede Socioassistencial do município e encaminhamento para acesso ao BPC (Benefício de Prestação Continuada).
- Realização de trabalhos através da Rede Socioassistencial (CRAS, Conselho Tutelar, Polícia Militar, Sec. de Saúde e Sec. de Educação);
 - Inclusão de famílias com perfil no CadÚnico para programas sociais do governo e acesso à programas de transferência de renda como o Bolsa Família através de cadastro, atualização cadastral e desbloqueio do Cadastro Único;
 - Registro no Cadastro Único para desconto na conta de energia, isenção da taxa de inscrição em concursos públicos, entre outros;
 - Análise para concessão de Benefícios Eventuais, como cesta básica, auxílio funeral, auxílio natalidade, com o intuito de superar vulnerabilidades temporárias em conformidade com as deliberações do Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS.

PÚBLICO ALVO:
 
- Idosos, pessoas com deficiência, crianças resgatadas do trabalho infantil, beneficiários de programas de transferência de renda, como o Bolsa Família e Benefícios de Prestação Continuada (BPC), e famílias ou indivíduos em situação de vulnerabilidade, são as pessoas que comumente fazem uso do seu direito de proteção social básica.
 
- População fragilizada pela pobreza, ausência de renda, e com acesso precário aos serviços públicos, ou que esteja com os vínculos afetivos enfraquecidos, porém ainda não foram rompidos, a equipe do CRAS trabalha preventivamente, organizando e ofertando serviços com o objetivo de emanciparem esses indivíduos.
HORÁRIO DAS ATIVIDADES:
- Oficina com Grupo de Mulheres do NASF (Segunda-feira - 13:00 h às 14:30 h): Oficina ofertada pela Secretaria M. de Saúde em parceria com a Secretaria M. de Desenvolvimento Social)
- Oficina com Grupo de Mulheres do CRAS (Quinta feira – 13:00 h às 14:30 h)
- Oficina com Grupo de Idosas do CRAS (Sexta-feira – 13:00 h às 14:30 h)
- Abertura da Horta Comunitária: segunda à sexta - das 06:30 h às 16:00 h, sábado e domingo - das 07:00 h às 09:00 h
- Visitas domiciliares: (Preferencialmente às Quartas e Sextas-feiras)
Created with WebSite X5
Endereço Prefeitura: Praça São Sebastião, 440
Centro - CEP.: 39248-000
Fones: (38) 3725 1105, 3725 1110
Celular: (38) 9 9966 6142
E-mail: prefeitura@morrodagarca.mg.gov.br
Funcionamento e Atendimento: 07h às 16h
De Segunda a Sexta-Feira

© COPYRIGHT 2024
Prefeitura Municipal de Morro da Garça/MG
Voltar para o conteúdo