Prefeitura - Prefeitura Municipal de Morro da Garça

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Prefeitura


No Brasil, uma prefeitura é a sede do poder executivo do município. Esta é comandada por um prefeito e dividida principalmente em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal.

A prefeitura de Morro da Garça, está localizada na Praça São Sebastião, 440 - Centro. O seu prédio oficial foi construido em 1972 e teve sua última reforma em 1993.

História
Durante todo o período do Brasil colônia, as atribuições do poder executivo — como recolher impostos, regular o exercício profissional e o comércio — eram exercidas pelas câmaras municipais.

Logo após a proclamação da República, os poderes legislativo e executivo municipais foram divididos. Enquanto a criação de leis ficava a cargo das câmaras municipais, a administração das cidades era responsabilidade dos Conselhos de Intendência. O intendente-geral do município era escolhido pelo presidente de cada estado (como era chamado o governador, na época).
Após a Revolução de 1930, criou-se a figura do prefeito e instituíram-se as prefeituras. Com a Constituição de 1934, o prefeito começou a ser eleito por voto popular. Durante o regime militar, iniciado em 1964, os prefeitos das capitais passaram a ser escolhidos indiretamente, pelos governadores. Com a redemocratização do país, na década de 1980, a escolha voltou a ser feita pelo voto direto.
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Endereço Prefeitura: Praça São Sebastião, 440
Centro - CEP.: 39248-000
Fones: (38) 3725 1105, 3725 1110
Celular: (38) 9 9966 6142
E-mail: prefeitura@morrodagarca.mg.gov.br
Funcionamento e Atendimento: 07h às 16h
De Segunda a Sexta-Feira

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Prefeitura Municipal de Morro da Garça/MG
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